Texto:
por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
A Redação nos Concursos e Vestibulares
Ao longo de nossa existência nos deparamos com infinitos obstáculos, uns
em menor grau, outros um tanto quanto complexos. Tal afirmativa
comprova aquela popular expressão, retratada pelos seguintes dizeres –
“Viver tornou-se uma arte”.
Como artistas deste processo, estamos constantemente tentando superar
tais obstáculos e, sobretudo, posicionarmo-nos da melhor forma possível
perante aos fatos circunstanciais regidos pela sociedade. Dentre estas
circunstâncias figura-se a necessidade de “arquitetarmos” nosso perfil
no que tange ao campo profissional no intuito de desfrutarmos dos
benefícios garantidos por um bom emprego. Mas... tudo isso não nos é
gratuito, haja vista que busca e êxito caminham lado a lado.
Todos esses pressupostos, assim discorridos, nos faz lembrar de algo
inevitável àqueles que “buscam” – mais precisamente, Enem, concursos e
vestibulares. Há uma parte constitutiva, e por que não dizer, elementar,
que a eles se referem: a Redação. Muitos a estigmatizam, concebendo-a
como algo pavoroso, inacessível. Mas, ao contrário do que a maioria
pensa, esta “prova de fogo” tende a ser realizada com tamanha
facilidade, bastando para isso um pouco mais de prática.
Visando a esta praticidade, abaixo seguem relacionados alguns
procedimentos que porventura garantirão a eficácia dos resultados que se
almeja. Eis, portanto:
* Digamos que o passo essencial é mentalizar que não podemos escrever
sobre algo do qual não temos conhecimento. Neste ínterim, cercarmo-nos
de conhecimentos relativos aos fatos atuais, que funcionam como a
palavra de ordem. Grande parte destes exames costumam basear-se em temas
polêmicos. Como subsídio, é bom que se ressalte sobre a importância de
nos familiarizarmos com diversas fontes informativas, sejam revistas,
jornais (tanto impressos quanto orais) e livros em geral;
* Praticar significa, em seu sentido literal, constantemente exercer a
escrita, pois a cada produção adquire-se uma nova performance, atribuída
pela ampliação do vocabulário e, consequentemente, pela boa qualidade
da competência discursiva;
* Falando em competência, é altamente digno de nota apontar sobre a
importância de termos conhecimentos acerca das situações comunicativas
que envolvem os interlocutores, retratados pelos diferentes gêneros
coparticipantes da nossa posição enquanto seres sociais. Desta feita, há
que se mencionar a carta argumentativa, de leitor, o artigo de opinião,
o editorial, dentre tantos outros, pois cada um é regido por
peculiaridades no que se refere às características de natureza
linguística;
* Relevante também é o fato de que, enquanto emissores, estamos
escrevendo para o “outro” e, para tanto, um dos aspectos que se leva em
consideração é a capacidade do candidato em expressar-se claramente, de
modo a interpretar dados e fatos, estabelecer relações e conclusões e,
consequentemente, questionar e argumentar de modo coerente e coeso;
* Ao enfatizarmos sobre clareza, esta, por sua vez, engloba nossa
competência relacionada aos fatos linguísticos, isto é, pontuação
adequada, parágrafos bem dispostos e cuidadosamente elaborados, sem
esquecer que o discurso deve estar em consonância com o padrão formal
que rege a linguagem, atendo-se à concordância, regência, e demais
elementos gramaticais;
* Outro aspecto, por vezes notório, é a fidelidade ao tema proposto,
uma vez que a fuga deste implica na automática desclassificação perante o
concurso. O ideal é ler atentamente a coletânea e identificar o tema e o
tipo de texto ora requisitado e só então partir para a elaboração do
texto em si. Lembrando-se de que no momento da escrita algumas falhas
são inevitáveis, tais como as rasuras – inaceitáveis, por sinal.
Portanto, a sugestão é começar rascunhando as ideias, e antes de
passá-las definitivamente para a folha oficial é sempre viável fazer uma
releitura, pois, mediante tal procedimento, há a possibilidade de novos
acréscimos, supressões, dentre outros, visando senão à perfeição, pelo
menos a um trabalho considerado plausível.
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