EDITAL PROFESSOR - FUNDO CONCURSÁVEL - JOVEM DE FUTURO





18ª CREDE – CRATO     -               ProEMI/ Jovem de Futuro
COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO



18ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

EEM LUIZ GONZAGA DE ALCANTARA


CONCURSO DE PROJETOS DE PROFESSORES - FUNDOS CONCURSÁVEIS





EDITAL Nº 01/2013 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013


Através da parceria firmada entre a EEM Luiz Gonzaga de Alcantara com o Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro – ProEMI/JF, a citada instituição escolar poderá, através de um Fundo Concursável, realizar o financiamento de projetos pedagógicos de PROFESSORES, a serem desenvolvidos no ano 2014, que possam ser desenvolvidos preferencialmente nas primeiras e segundas séries, cujos objetivos principais sejam a melhoria na qualidade do processo ensino x aprendizagem, o aumento da frequência escolar, a diminuição nos índices de abandono e o desenvolvimento dos educandos enquanto seres sociais, atuantes dentro da escola e em seu espaço social.

TEMA: Projetos Pedagógicos voltados para o desenvolvimento da Linguagem, Matamática, Ciências, Cultura e Tecnologia.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. A metodologia dos Fundos Concursáveis oferece a alunos e professores a oportunidade de participação mais direta nas ações desenvolvidas na escola, sob a ótica do conceito de comunidade escolar no desenvolvimento de projetos interativos, que possam ser convertidos em melhorias significativas no ambiente escolar. É com a visão de que a valorização da capacidade do docente e do estudante promovem a transformação no ambiente escolar que o ProEMI/JF disponibiliza recursos financeiros para tais fins através dessa metodologia.

1.2. Dentro do que se encontra exposto em seu Regimento e das normas do ProEMI/JF, a EEM Luiz Gonzaga de Alcantara resolve publicar o presente edital de abertura das inscrições para participação no Concurso de Projeto de Professores, tendo como objetivo permitir que os educadores dessa instituição escolar possam apresentar propostas que venham contribuir com uma prática pedagógica mais eficiente (R4) e mobilizadora de toda a comunidade escolar, melhorando aindaseu índice de frequência no ambiente escola (R3).


1.3. Os projetos deverão ter suas ações e subações caracterizadas de acordo com um ou mais macrocampos, sendo estes Acompanhamento Pedagógico, Iniciação Científica e Pesquisa, Leitura e Letramento, Línguas Estrangeiras, Cultura Corporal, Produção e Fruição das artes, Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias e Participação Estudantil. Devem constar ainda as Metodologias Pedagógicas e/ou as Metodologias de Mobilização e Articulação que poderam ser utilizadas no desenvolvimento das atividades.

2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR:

2.1. Estão aptos para participar todos os professores do Ensino Médio lotados nesse estabelecimento de ensino.

3. DAS INSCRIÇÕES:

3.1. As inscrições deverão ser realizadas, somente na escola, no período de 28 de novembro a 05 de dezembro, mediante preenchimento da ficha de inscrição.( Ver modelo no anexo II desse edital).

4. FORMA DE APRESENTAÇÃO:

4.1. Os projetos deverão ser apresentados em um formulário específico, disponível na sala da coordenação e no blog da escola: eemluizga.blogspot.com. (De acordo com modelo do anexo I deste edital).

5. SELEÇÃO:

5.1. A avaliação dos projetos será feita por uma comissão formada por 1 membro do Grupo Gestor, 2 professores indicados pelo Grupo Gestor, o diretor da escola e 01 aluno indicado pelo Grupo Gestor. Serão selecionados 03 projetos.

Obs: Os professores que estiverem participando da comissão julgadora não poderão apresentar projeto para concorrer.

6. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

6.1. Os critérios serão avaliados na seguinte ordem:
6.1.1. Pertinência e relevância do tema em relação às propostas do ProEMI/JF;
6.1.2. Número de alunos beneficiados;
6.1.3. Método;
6.1.4. Sistema de avaliaçaõ do projeto.

6.2. Pontuação:

6.2.1. Projeto interdisciplinar = 30 pontos / Projeto unidisciplinar = 20 pontos
6.2.2. Descrição detalhada do método = até 20 pontos.
6.2.3. Pertinência e relevância dos temas em relação às propostas do ProEMI/JF = até 20 pontos
6.2.4. Número de alunos beneficiados:
10 pts_______________________Até 45 alunos beneficiados.
20 pts_______________________Acima de 45 alunos.
6.2.5. Apresentação em formulário próprio = 10 pontos.

7. VALOR DO FUNDO CONCURSÁVEL E NÚMERO DEPROJETOS SELECIONADOS:

7.1. O valor total Fundo de Apoio é de R$ 4.500,00, sendo destinado a um total de 03 (três) projetos de até R$ 1.500, 00 cada.

7.2. Caso o número de projetos escolhidos não atinjam o valor total destinado pelo Fundo de Apoio o saldo restante será dividido igualmente entre os selecionados.

8. DO PRAZO PARA ENTREGA DOS PROJETOS:

8.1. O prazo limite para entrega dos projetos fica estabelecido o período de 28 de novembro até o dia 10 de dezembro de 2013.

9. SOBRE O LOCAL E HORÁRIO DE ENTREGA DOS PROJETOS:

9.1. Os projetos deverão ser entregues à coordenação da escola nos horários de 8:00h às 11:00h e de 14:00hàs 17:00h.

10. DA DIVULGAÇÃO DOSRESULTADOS:

10.1. Os resultados serão publicados pelo núcleo gestor no dia 12 de dezembro, no blog da escola, no endereço escolalga.blogspot.com e na escola.

11. INFORMAÇÕES:

11.1. Com o Grupo Gestor, Núcleo Gestor, Coordenação do ProEMI/PJF da EEM Luiz Gonzaga de Alcantara.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

12.1. A metodologia dos Fundos Concursáveis proporciona a expressão da criatividade de alunos e professores , para que a partir de ações multidisciplinares sejam construídos conhecimentos que levem o aluno a permanecer na escola e auxiliem na construção de novos saberes.




Tarrafas, 28 de novembro de 2013.
















__________________________________ __________________________________
Odair Ferreira de Sousa                                                 Maria Gilcarla Lima de Sousa
                 Diretor                                                               Coordenadora Pedagógica

     























ANEXO I








MODELO DE FORMULÁRIO PARA
                                                    APRESENTAÇÃO DE PROJETOS


FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PROFESSORES
(MODELO)


ESCOLA:__________________________________________________DATA: ____/____/_____
TÍTULO DO PROJETO:___________________________________________________________
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:_______________________________________________________
AUTOR(ES) DO PROJETO:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASSINATURAS:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

1. RESUMO DO PROJETO

(Apresentação resumida, utilizando-se de algumas frases, dos principais tópicos do projeto, tais como: o problema a ser solucionado,os objetivos a serem alcançados e os resultados esperados, metodologia a ser utilizada,forma de avaliação das atividades, material necessário, material a ser adiquirido e o que já dispõe, custo para aquisição e custo total, material a ser produzido (caso tenha) e responsável geral pela execução do projeto).

2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

(Descrição de porque esse projeto deve ser realizado, qual será a relevância junto à comunidade escolar no que se refere à melhoria na aprendizagem, acrescentando fatos, dados numéricos e qualitativos, resultados concretos já existentes. Apresente soluções, conhecimento sobre o tema escolhidoe clareza de idéias).



3. OBJETIVOS E RESULTADOS PRETENDIDOS

(O que se pretende alançar? Quais osresultados que se espera atingir no decorrer e finalização do projeto?)


4. PÚBLICO ALVO/ ABRANGÊNCIA

SÉRIE/ TURNO
TURMA(S)
MANHÃ
TARDE









TOTAL





5. AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS E SUBAÇÕES

(Quais ações serão desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto e seu detalhamento em subações, levando em consideração o macrocampo e metodologias utilizaveis. Podem ser apresentado num quadro síntese).
(Modelo abaixo)
AÇÃO
SUBAÇÃO
MACROCAMPO(S)
METODOLOGIA(S)
RESPONSÁVEL
1. XXXXX
1.1.XXXXXX
1.2. XXXXXXX
XXXXXX
XXXXXX
XXXXX
2. XXXXX
2.1.XXXXXX
2.2. XXXXXXX
2.3. XXXXXXXX
XXXXXX
XXXXXX
XXXXX


6. METODOLOGIA

(Quais ações serão executadas ao longodo desenvolvimento do projeto. Detalhe como e porquê tal método será utilizado, citando ainda durante quanto tempo durará cada etapa).
 
7. AVALIAÇÃO

( Descrição de como se fará a avaliação e quais instrumentos serão utilizados para verificação e acompanhamento do processo, o desenvolvimento de caderno de campo, resultados obtidos e se o número dealunos atingidos pelo projeto está dentro do esperado).

8. CRONOGRAMA E ORÇAMENTO

a) Anexar a relação dos espaços físicos a serem utilizados e lista de equipamentos já disponíveis na escola, indicando o número dehoras e dias em que estes serão utilizados pelo projeto.

b) Apresentar um quadro síntese como período da realização das etapas.
(Modelo abaixo)

ATIVIDADE/PERÍODO
MÊS...
MÊS...
MÊS...
MÊS...
ATIVIDADE ….
X X X X
-
-
-
ATIVIDADE/PERÍODO
-
XX
X
-
ATIVIDADE ….
-
-
XXXX
-
ATIVIDADE/PERÍODO
-
-
-
X
* CADA X CORRESPONDE A UMA SEMANA

c) Apresentar os custos necessários à realização do projeto.
(Modelo abaixo)
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
QUANTIDADE
VALOR UNITÁRIO
TOTAL
















VALOR TOTAL DO PROJETO

VALOR FINANCIADO PELO FUNDO CONCURSÁVEL



9. RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO

Quem dentre os participantes irá coordenar o projeto e que são os co-responsáveis.

 


ANEXO II

MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROFESSORES – FUNDO CONCURSÁVEL

ESCOLA: ____________________________________________________________________
NOME: ______________________________________________________________________
CARGA HORÁRIA NA ESCOLA: __________
TURMA(S) EM QUE LECIONA:___________________________________________________
TURNO(S): ___________________________
DISCIPLINA(S):_______________________________________________________________
ASSINATURA: _______________________________________________________________




Tarrafas, 28 de novembro de 2013.





__________________________________ __________________________________
Odair Ferreira de Sousa                                                    Maria Gilcarla Lima de Sousa
                Diretor                                                                   Coordenadora Pedagógica










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