Edital Aluno - Fundos Concursáveis - ProEMI/JF


18ª CREDE – CRATO
COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

 
18ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
EEM LUIZ GONZAGA DE ALCANTARA
CONCURSO DE PROJETOS DE ALUNOS
FUNDOS CONCURSÁVEIS

EDITAL DE Nº 02/2013 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2013

Dentro das propostas do ProEMI/JV a EEM Luiz Gonzaga de Alcântara institui um Fundo Concursável para ALUNOS, no prazo de 01 ano, que irá financiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que estimulem os educandos a desenvolverem e participarem ativamente de ações que resultem na melhoria de seu desempenho escolar, melhorem sua proficiência, elevem sua frequência e garantam sua permanência na escola.

TEMA: Projetos Artísticos, Culturais e Ecológicos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A metodologia dos Fundos Concursáveis oferece a alunos e professores a oportunidade de participação mais direta nas ações desenvolvidas na escola, sob a ótica do conceito de comunidade escolar no desenvolvimento de projetos interativos, que possam ser convertidos em melhorias significativas no ambiente escolar. É com a visão de que a valorização da capacidade do docente e do estudante promovem a transformação no ambiente escolar que o ProEMI/JF disponibiliza recursos financeiros para tais fins através dessa metodologia.

1.2. Dentro do que se encontra exposto em seu Regimento e das normas do ProEMI/JF, a EEM Luiz Gonzaga de Alcantara resolve publicar o presente edital de abertura das inscrições para participação no Concurso de Projeto de Alunos, tendo como objetivo permitir que os educandos dessa instituição escolar possam apresentar propostas que venham contribuir com uma aprendizagem mais siginficativa e mobilizadora de toda a comunidade escolar e que reflita na melhoria do desenvolvimento de suas competências e habilidades (R1).
 
1.3. Os projetos deverão ter suas ações e subações caracterizadas de acordo com um ou mais macrocampos, sendo estes Acompanhamento Pedagógico, Iniciação Científica e Pesquisa, Leitura e Letramento, Línguas Estrangeiras, Cultura Corporal, Produção e Fruição das artes, Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias e Participação Estudantil. Devem constar ainda as Metodologias Pedagógicas e/ou as Metodologias de Mobilização e Articulação que poderam ser utilizadas no desenvolvimento das atividades.
 
2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR
  
2.1. Terão direito à participarem os alunos das três séries dos Ensino Médio desta instituição, que
estejam regurlamente matriculados no ano de 2014, visto ser esse o ano de desenvolvimento dos projetos.

3. DAS INSCRIÇÕES:

3.1. As inscrições deverão ser realizadas, somente na escola, no período de 04 a 10 de dezembro, mediante preenchimento da ficha de inscrição.( Ver modelo no anexo I desse edital).

4. FORMA DE APRESENTAÇÃO:

4.1. Os projetos deverão ser apresentados em um formulário específico, disponível na sala da coordenação e no blog da escola: eemluizga.blogspot.com. (De acordo com modelo do anexo II deste edital).

5. SELEÇÃO:

5.1. A avaliação dos projetos será feita por uma comissão formada pelo Núcleo Gestor da escola, pelos professores do do Grupo Gestor, 2 professores indicados pelo Grupo Gestor e 02 alunos indicados pelo Grupo Gestor (preferencialmente do Grêmio Escolar). Será selecionado 01 projeto.

Obs: Os alunos que estiverem participando da comissão julgadora não poderão apresentar projeto para concorrer.

6. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

6.1. Os critérios serão avaliados na seguinte ordem:
6.1.1. Pertinência e relevância do tema em relação às propostas do ProEMI/JF;
6.1.2. Número de alunos beneficiados;
6.1.3. Método;
6.1.4. Sistema de avaliaçaõ do projeto.
 
6.2. Pontuação:

6.2.1. Criatividade e inovação = até 20 pontos
6.2.2. Pertinência e relevância dos temas em relação às propostas do ProEMI/JF = até 20 pontos
6.2.3. Impacto relacionado ao R2 ( alunos com alto índice de frequência) = até 20 pontos
6.2.4. Número de alunos beneficiados:
10 pts_______________________Até 25 alunos beneficiados.
20 pts_______________________Acima de 25 alunos.
6.2.5. Descrição detalhada do método = até 10 pontos.
6.2.6. Entrega em formulário próprio = 10 pontos

7. VALOR DO FUNDO CONCURSÁVEL E NÚMERO DEPROJETOS SELECIONADOS:

7.1. O valor total Fundo de Apoio é de R$ 1.500,00, sendo destinado a 02 (dois) projetos com valor de até R$ 750,00 cada.

7.2. Caso o número de projetos escolhidos não atinjam o valor total destinado pelo Fundo de Apoio o saldo restante ficará reservado para encrementação do outro projeto.

8. DO PRAZO PARA ENTREGA E ELABORAÇÃO DOS PROJETOS:

8.1. O prazo limite para entrega dosprojetos fica estabelecido o período de 04 de dezembro até o dia 17 de dezembro de 2013.

8.2. Os alunos poderão pedir ajuda a seus professores na orientação para elaboração do projeto.

9. SOBRE O LOCAL E HORÁRIO DE ENTREGA DOS PROJETOS:

9.1. Os projetos deverão ser entregues à coordenação da escola nos horários de 8:00h às 11:00h e de 14:00hàs 17:00h.

10. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

10.1. Os resultados serão publicados pelo núcleo gestor no dia 19 de dezembro, no blog da
 
escola, no endereço escolalga.blogspot.com e na escola.

11. INFORMAÇÕES:

11.1. Com o Grupo Gestor, Núcleo Gestor, Coordenação do ProEMI/PJF da EEM Luiz Gonzaga de Alcantara.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. A metodologia dos Fundos Concursáveis proporciona a expressão da criatividade de alunos
e professores , para que a partir de ações multidisciplinares sejam construídos conhecimentos que levem o aluno a permanecer na escola e auxiliem na construção de novos saberes.





Tarrafas, 28 de novembro de 2013.







Odair Ferreira de Sousa                                        Maria Gilcarla Lima de Sousa
              Diretor                                                        Coordenadora Pedagógica


 



ANEXO I


MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO – FUNDO CONCURSÁVEL PARA ALUNOS

ESCOLA: LUIZ GONZAGA DE ALCANTARA
NOME: ______________________________________________________________________
SÉRIE:__________
TURMA: __________
TURNO: _____________________
ASSINATURA: _______________________________________________________________




Tarrafas, ___ de ____________ de 2013.





__________________________________ __________________________________
Odair Ferreira de Sousa                                    Maria Gilcarla Lima de Sousa
                 Diretor                                                  Coordenadora Pedagógica



 
ANEXO II

MODELO DE FORMULÁRIO PARA
APRESENTAÇÃO DE PROJETOS


FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE ALUNOS
(MODELO)


ESCOLA:__________________________________________________DATA: ____/____/_____
TÍTULO DO PROJETO:___________________________________________________________
AUTORES DO PROJETO;
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASSINATURAS:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

1. RESUMO DO PROJETO

(Apresentação resumida, utilizando-se de algumas frases, dos principais tópicos do projeto, tais como: o problema a ser solucionado,os objetivos a serem alcançados e os resultados esperados, metodologia a ser utilizada,forma de avaliação das atividades, material necessário, material a ser adiquirido e o que já dispõe, custo para aquisição e custo total, material a ser produzido (caso tenha) e responsável geral pela execução do projeto).

2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

(Descrição de porque esse projeto deve ser realizado, qual será a relevância junto à comunidade escolar no que se refere à melhoria na aprendizagem, acrescentando fatos, dados numéricos e qualitativos, resultados concretos já existentes. Apresente soluções, conhecimento sobre o tema escolhidoe clareza de idéias).


3. OBJETIVOS E RESULTADOS PRETENDIDOS

(O que se pretende alançar? Quais osresultados que se espera atingir no decorrer e finalização do projeto?)

4. PÚBLICO ALVO/ ABRANGÊNCIA

SÉRIE/ TURNO
TURMA(S)
MANHÃ
TARDE









TOTAL





5. AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS E SUBAÇÕES

(Quais ações serão desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto e seu detalhamento em subações, levando em consideração o macrocampo e metodologias utilizaveis. Podem ser apresentado num quadro síntese).
(Modelo abaixo)
AÇÃO
SUBAÇÃO
MACROCAMPO(S)
METODOLOGIA(S)
RESPONSÁVEL
1. XXXXX
1.1.XXXXXX
1.2. XXXXXXX
XXXXXX
XXXXXX
XXXXX
2. XXXXX
2.1.XXXXXX
2.2. XXXXXXX
2.3. XXXXXXXX
XXXXXX
XXXXXX
XXXXX


6. METODOLOGIA

(Quais ações serão executadas ao longodo desenvolvimento do projeto. Detalhe como e porquê tal método será utilizado, citando ainda durante quanto tempo durará cada etapa).

7. AVALIAÇÃO

( Descrição de como se fará a avaliação e quais instrumentos serão utilizados para verificação e
acompanhamento do processo, o desenvolvimento de caderno de campo, resultados obtidos e se o número dealunos atingidos pelo projeto está dentro do esperado).

8. CRONOGRAMA E ORÇAMENTO

a) Anexar a relação dos espaços físicos a serem utilizados e lista de equipamentos já disponíveis na escola, indicando o número dehoras e dias em que estes serão utilizados pelo projeto.
b) Apresentar um quadro síntese como período da realização das etapas.
(Modelo abaixo)

ATIVIDADE/PERÍODO
MÊS...
MÊS...
MÊS...
MÊS...
ATIVIDADE ….
X X X X
-
-
-
ATIVIDADE/PERÍODO
-
XX
X
-
ATIVIDADE ….
-
-
XXXX
-
ATIVIDADE/PERÍODO
-
-
-
X
* CADA X CORRESPONDE A UMA SEMANA

c) Apresentar os custos necessários à realização do projeto.
(Modelo abaixo)
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
QUANTIDADE
VALOR UNITÁRIO
TOTAL
















VALOR TOTAL DO PROJETO

VALOR FINANCIADO PELO FUNDO CONCURSÁVEL



9. RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO

Quem dentre os participantes irá coordenar o projeto e que são os co-responsáveis (professores, pais, etc).

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