Edital Aluno - Fundos Concursáveis - ProEMI/JF
18ª
CREDE – CRATO
COORDENADORIA
REGIONAL DE
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
18ª
COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
EEM
LUIZ GONZAGA DE ALCANTARA
CONCURSO
DE PROJETOS DE ALUNOS
FUNDOS
CONCURSÁVEIS
EDITAL
DE Nº 02/2013 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2013
Dentro
das propostas do ProEMI/JV a EEM Luiz Gonzaga de Alcântara institui
um Fundo Concursável para ALUNOS, no prazo de 01 ano, que irá
financiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que estimulem os
educandos a desenvolverem e participarem ativamente de ações que
resultem na melhoria de seu desempenho escolar, melhorem sua
proficiência, elevem sua frequência e garantam sua permanência na
escola.
TEMA:
Projetos Artísticos, Culturais e Ecológicos.
1.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1.
A metodologia dos Fundos
Concursáveis oferece a alunos e professores a oportunidade de
participação mais direta nas ações desenvolvidas na escola, sob a
ótica do conceito de comunidade escolar no desenvolvimento de
projetos interativos, que possam ser convertidos em melhorias
significativas no ambiente escolar.
É com a visão de que a valorização da capacidade do docente e do
estudante promovem a
transformação no ambiente escolar que o ProEMI/JF
disponibiliza recursos
financeiros para tais fins através dessa metodologia.
1.2.
Dentro do que se encontra exposto em seu Regimento e das normas do
ProEMI/JF, a EEM Luiz Gonzaga de Alcantara resolve publicar o
presente edital de abertura das inscrições para participação no
Concurso de Projeto de Alunos,
tendo como objetivo permitir
que os educandos
dessa instituição escolar possam apresentar propostas que venham
contribuir com uma aprendizagem
mais siginficativa
e mobilizadora de toda a comunidade escolar e
que reflita na melhoria do desenvolvimento de suas competências e
habilidades (R1).
1.3.
Os projetos deverão ter suas ações e subações caracterizadas de
acordo com um ou mais macrocampos, sendo estes Acompanhamento
Pedagógico, Iniciação Científica e Pesquisa, Leitura e
Letramento, Línguas Estrangeiras, Cultura Corporal, Produção e
Fruição das artes, Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias
e Participação Estudantil. Devem constar ainda as Metodologias
Pedagógicas e/ou as Metodologias de Mobilização e Articulação
que poderam ser utilizadas no desenvolvimento das atividades.
2.
DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR
2.1.
Terão direito à participarem os alunos das três séries dos Ensino
Médio desta instituição, que
estejam
regurlamente matriculados no ano de 2014, visto ser esse o ano de
desenvolvimento dos projetos.
3.
DAS INSCRIÇÕES:
3.1.
As inscrições deverão ser realizadas, somente na escola, no
período de 04 a 10 de dezembro, mediante preenchimento da ficha de
inscrição.( Ver modelo no anexo I desse edital).
4.
FORMA DE APRESENTAÇÃO:
4.1.
Os projetos deverão ser apresentados em um formulário específico,
disponível na sala da coordenação e no blog da escola:
eemluizga.blogspot.com. (De
acordo com modelo do anexo II deste edital).
5.
SELEÇÃO:
5.1.
A avaliação dos projetos será feita por uma comissão formada pelo
Núcleo
Gestor da escola,
pelos professores do do
Grupo Gestor, 2
professores indicados pelo Grupo Gestor e
02 alunos
indicados
pelo Grupo Gestor (preferencialmente
do Grêmio Escolar). Será
selecionado 01
projeto.
Obs:
Os alunos que estiverem participando da comissão julgadora não
poderão apresentar projeto para concorrer.
6.
DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
6.1.
Os critérios serão avaliados na seguinte ordem:
6.1.1.
Pertinência e relevância
do tema em relação às propostas do ProEMI/JF;
6.1.2.
Número de alunos
beneficiados;
6.1.3.
Método;
6.1.4.
Sistema de avaliaçaõ do projeto.
6.2.
Pontuação:
6.2.1.
Criatividade e inovação = até
20 pontos
6.2.2.
Pertinência e relevância dos temas em relação às propostas do
ProEMI/JF =
até 20
pontos
6.2.3.
Impacto relacionado
ao R2 ( alunos com alto índice de frequência) = até 20 pontos
6.2.4.
Número de alunos
beneficiados:
10
pts_______________________Até 25 alunos beneficiados.
20
pts_______________________Acima de 25 alunos.
6.2.5.
Descrição detalhada do método = até 10 pontos.
6.2.6.
Entrega em formulário próprio = 10 pontos
7.
VALOR DO FUNDO CONCURSÁVEL E NÚMERO DEPROJETOS SELECIONADOS:
7.1.
O valor total Fundo de Apoio é de R$ 1.500,00, sendo destinado a 02
(dois) projetos com valor de até R$ 750,00 cada.
7.2.
Caso o número de projetos escolhidos não atinjam o valor total
destinado pelo Fundo de Apoio o saldo restante ficará reservado para
encrementação do outro projeto.
8.
DO PRAZO PARA ENTREGA E ELABORAÇÃO DOS PROJETOS:
8.1.
O prazo limite para entrega dosprojetos fica estabelecido o período
de 04 de dezembro até o dia 17 de dezembro de 2013.
8.2.
Os alunos poderão pedir ajuda a seus professores na orientação
para elaboração do projeto.
9.
SOBRE O LOCAL E HORÁRIO DE ENTREGA DOS PROJETOS:
9.1.
Os projetos deverão ser entregues à coordenação da escola nos
horários de 8:00h às 11:00h e de 14:00hàs 17:00h.
10.
DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:
10.1.
Os resultados serão publicados pelo núcleo gestor no dia 19 de
dezembro, no blog da
escola,
no endereço escolalga.blogspot.com e na escola.
11.
INFORMAÇÕES:
11.1.
Com o Grupo Gestor, Núcleo Gestor, Coordenação do ProEMI/PJF da
EEM Luiz Gonzaga de Alcantara.
12.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1.
A metodologia dos Fundos Concursáveis proporciona a
expressão da criatividade de alunos
e
professores , para que a partir de ações multidisciplinares sejam
construídos conhecimentos que levem o aluno a permanecer na escola e
auxiliem na construção de novos saberes.
Tarrafas,
28 de novembro de 2013.
Odair
Ferreira de Sousa Maria Gilcarla Lima de Sousa
Diretor
Coordenadora Pedagógica
ANEXO
I
MODELO
DE FICHA DE INSCRIÇÃO – FUNDO CONCURSÁVEL PARA ALUNOS
ESCOLA:
LUIZ GONZAGA DE ALCANTARA
NOME:
______________________________________________________________________
SÉRIE:__________
TURMA:
__________
TURNO:
_____________________
ASSINATURA:
_______________________________________________________________
Tarrafas,
___ de ____________ de 2013.
__________________________________
__________________________________
Odair
Ferreira de Sousa Maria
Gilcarla Lima de Sousa
Diretor
Coordenadora Pedagógica
ANEXO
II
MODELO
DE FORMULÁRIO PARA
APRESENTAÇÃO
DE PROJETOS
FORMULÁRIO
PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE ALUNOS
(MODELO)
ESCOLA:__________________________________________________DATA:
____/____/_____
TÍTULO
DO
PROJETO:___________________________________________________________
AUTORES
DO PROJETO;
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASSINATURAS:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
1.
RESUMO DO PROJETO
(Apresentação
resumida, utilizando-se de algumas frases, dos principais tópicos do
projeto, tais como: o problema a ser solucionado,os objetivos a serem
alcançados e os resultados esperados, metodologia a ser
utilizada,forma de avaliação das atividades, material necessário,
material a ser adiquirido e o que já dispõe, custo para aquisição
e custo total, material a ser produzido (caso tenha) e responsável
geral pela execução do projeto).
2.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
(Descrição
de porque esse projeto deve ser realizado, qual será a relevância
junto à comunidade escolar no que se refere à melhoria na
aprendizagem, acrescentando fatos, dados numéricos e qualitativos,
resultados concretos já existentes. Apresente soluções,
conhecimento sobre o tema escolhidoe clareza de idéias).
3.
OBJETIVOS E RESULTADOS PRETENDIDOS
(O
que se pretende alançar? Quais osresultados que se espera atingir no
decorrer e finalização do projeto?)
4.
PÚBLICO ALVO/ ABRANGÊNCIA
SÉRIE/
TURNO
|
TURMA(S)
|
MANHÃ
|
TARDE
|
1º
|
|
|
|
2º
|
|
|
|
3º
|
|
|
|
TOTAL
|
|
|
|
5.
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS E SUBAÇÕES
(Quais
ações serão desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto e
seu detalhamento em subações, levando em consideração o
macrocampo e metodologias utilizaveis. Podem ser apresentado num
quadro síntese).
(Modelo
abaixo)
AÇÃO
|
SUBAÇÃO
|
MACROCAMPO(S)
|
METODOLOGIA(S)
|
RESPONSÁVEL
|
1.
XXXXX
|
1.1.XXXXXX
1.2.
XXXXXXX
|
XXXXXX
|
XXXXXX
|
XXXXX
|
2.
XXXXX
|
2.1.XXXXXX
2.2.
XXXXXXX
2.3.
XXXXXXXX
|
XXXXXX
|
XXXXXX
|
XXXXX
|
6.
METODOLOGIA
(Quais
ações serão executadas ao longodo desenvolvimento do projeto.
Detalhe como e porquê tal método será utilizado, citando ainda
durante quanto tempo durará cada etapa).
7.
AVALIAÇÃO
(
Descrição de como se fará a avaliação e quais instrumentos serão
utilizados para verificação e
acompanhamento
do processo, o desenvolvimento de caderno de campo, resultados
obtidos e se o número dealunos atingidos pelo projeto está dentro
do esperado).
8.
CRONOGRAMA E ORÇAMENTO
a)
Anexar a relação dos espaços físicos a serem utilizados e lista
de equipamentos já disponíveis na escola, indicando o número
dehoras e dias em que estes serão utilizados pelo projeto.
b)
Apresentar um quadro síntese como período da realização das
etapas.
(Modelo
abaixo)
ATIVIDADE/PERÍODO
|
MÊS...
|
MÊS...
|
MÊS...
|
MÊS...
|
ATIVIDADE
….
|
X
X X X
|
-
|
-
|
-
|
ATIVIDADE/PERÍODO
|
-
|
XX
|
X
|
-
|
ATIVIDADE
….
|
-
|
-
|
XXXX
|
-
|
ATIVIDADE/PERÍODO
|
-
|
-
|
-
|
X
|
*
CADA
X CORRESPONDE A UMA SEMANA
c)
Apresentar os custos necessários à realização do projeto.
(Modelo
abaixo)
RECURSOS
HUMANOS E MATERIAIS
|
QUANTIDADE
|
VALOR
UNITÁRIO
|
TOTAL
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
VALOR
TOTAL DO PROJETO
|
|
VALOR
FINANCIADO PELO FUNDO CONCURSÁVEL
|
|
9.
RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO
Quem
dentre os participantes irá coordenar o projeto e que são os
co-responsáveis (professores, pais, etc).
Comentários
Postar um comentário